O Dia Nacional do Doador de Sangue serve para homenagear todas as pessoas que separam um tempo durante sua rotina para ser doador voluntário. Estas pessoas tem o seu sangue coletado para poder ajudar pacientes que precisam de transfusão de sangue.
No Brasil existem alguns requisitos para que uma pessoa possa doar sangue. Para realizar esta atividade, é necessário ser maior de 18 anos, ter peso superior à 50kg, não estar grávida, não ter feito tatuagens recentemente, entre outros requisitos.
Em 2011, Orestes Golanovski foi reconhecido como sendo o maior doador de sangue do Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Ele doou sangue até completar 65 anos, que é a idade máxima para que alguém faça a doação.
O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado em 25 de novembro em todo o Brasil.
O Hemoce, da rede pública do Governo do Estado, já está em festa desde a segunda-feira (23), onde deu início a IX Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue que vai até o dia 29 de novembro. O Hemoce preparou uma programação cultural e diversificada para homenagear aos doadores e incentivar a população sobre a importância da doação de sangue. Este ano a campanha traz como tema “Doar sem olhar a quem – Um ato de amor” com o objetivo de reforçar junto à população que não é preciso conhecer ou ser próximo de alguém para ajudar e fazer o bem.
Já no dia 25 de novembro, hoje, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, as comemorações são intensificadas com muita alegria, show de mágica, e homenagens às pessoas que contribuem doando sangue, amor, tempo e solidariedade voluntariamente. Um dos homenageados será o doador com maior número de doações realizadas e o voluntário mais jovem, que apesar da pouca idade, reconhece a importância do gesto solidário. Para animar ao público terá muita descontração com show de humor dos artistas: Madame Mastrogilda e Aurineide Camurupim.
Além do hemocentro coordenador (Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo) foi preparada uma programação diversificada em todas as sedes de hemocentros regionais do estado (Crato, Sobral, Iguatu, Quixadá e Juazeiro do Norte). A expectativa é que na Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue sejam realizadas 3000 doações em todo o estado e pelo menos 1.800 em Fortaleza.
Faça a sua parte! Saiba onde doar:
Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce – Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo, Fortaleza-CE – Fone: (85) 3101.2296 – 0800 286 2296 | Fax: (85) 3101.2307
Confira outras regiões no site: http://www.hemoce.ce.gov.br/